Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Gente!!!!! Depois de quase cinco anos resolvi levantar esse projeto novamente. Não vou explicar aqui porque dei uma parada nos textos mas sim, o porque de eu resolver voltar a escrever sobre essa profissão tão maravilhosa e apaixonante que é ser esteticista.

Nossa categoria profissional sofreu alguns solavancos nesses anos que fiquei sem escrever, tivemos uma lei promulgada, uma outra revisada e agora, finalmente em 2018 tivemos nossa profissão devidamente regulamentada. Essa Lei,  13.643, de 3 de Abril de 2018, regulamentou as profissões de esteticistas, compreendendo como profissionais os cosmetólogos, técnicos em estética e tecnólogos em estética, mas o que de fato mudou? Muitas coisas, somos agora uma categoria da área da saúde, estamos entitulados, ou seja, temos nossa profissão certificada com um título reconhecido e autorizado pelo Ministério da Educação, temos direitos e deveres, podemos trabalhar corretamente dentro das normas da vigilância sanitária e  ANVISA.

Agora, voltando ao motivo de voltar a escrever sobre estética, justifico da seguinte forma: mesmo os órgãos públicos regulamentando nossa profissão sinto aqui uma falha nesse sistema. Sinto que nós esteticista não estamos valorizando o nosso trabalho, nós mesmas estamos menosprezando a nossa capacidade intelectual. Um médico fala, nós abaixamos a cabeça, um biomédico fala, nós abaixamos a cabeça, um farmacêutico, enfermeira, nutricionista, ANVISA, nós mais uma vez abaixamos a cabeça, sem perceber que temos sim o direito de ocupar o lugar onde estamos, temos o direito sim de realizar os procedimentos que nos foram ortorgado por Lei, temos o direito sim de falar com propriedade técnica de morfofisiologia do corpo humano, estudamos e lutamos muito para poder ocupar o patamar que estamos hoje.

Se a nossa profissão não fosse tão importante não haveria tamanha corrente migratória de outras profissões para a área de estética. Então por esse motivo fica aqui meu apelo e desabafo: não se menosprezem, não se desvalorizem, não abaixem a cabeça para outros profissionais porque nós temos o direito de estar onde estamos.

obs: para quer quiser conhecer a Lei na sua integra vou deixar o link aqui.  http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13643-3-abril-2018-786398-publicacaooriginal-155154-pl.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário